Friday, September 18, 2009

Regionalismos

Eu reparei que o pessoal de Lisboa tem palavras interessantes.

bué, totil: muito. Infelizmente o tique "bué" tenho ganho desde que cheguei cá em Lisboa.

beca: um bocado/pedaço/parte. De tempo de comida, ...

tennis: sapatilhas. Como é quando só querem referir a uma só sapatilha (esta questão foi posta pelo DarthVader)

cabide: cruzeta. Cabide é aquilo atrás da porta do armario para penduram casacos.

chapéu de chuva: guarda chuva. Pronto até faz mais sentido.

BEF ?!?!? alguém sequer sabe a origem desta "palavra" ?

Este tópico vai ser estendido por mais algum tempo e se isto fizer perder alguns dos nossos pouco fãs, acho que vou ter problema cá por casa.

Rui

4 comments:

  1. pa nao te esqueças que os cordoes sao atacadores , e umas sapatilhas sao uns tenis , e um lanche é uma merenda e vice verça

    ReplyDelete
  2. Eu digo guarda chuva :P

    Roupeiro - Guarda Fatos é mais uma lool

    Beijinhos e até logo xD

    ReplyDelete
  3. O bué é mais comum que o totil, e depende sempre muito da zona de Lisboa.
    Quanto à questão dos tennis, não é pouco comum ouvires erradamente expressões estilo "um dos tennis".
    Quanto a cabide e cruzeta, confirmo que até a mim que sou lisboeta, me dá dores de cabeça a troca que é feita, porque não são a mesma coisa!!!
    BEF? Mas que raio é isso?

    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Não se eskeçam de ir ao café da eskina aí pela zona dos anjos e pedir uma bica e um papo seco (referindo a um café e um pão), ou entao podem xamar bolinha (ao referido pão) mas axo k isso ja é a roçar um bocado o boiola... ehehehe. Ao menos k n ganhem esse sotaque manhoso de lisboa, nada de deixar ficar mal a malta do norte.
    Beijoka.

    ReplyDelete